Comidinhas Literárias: Cerveja Amanteigada

7 Novembro, 2018
Compartilhe nas redes sociais

O que seria do mundo da magia sem comidinhas mágicas? Lembram da Cerveja Amanteigada, a famosa bebida dos bruxos? Aprenda a prepará-la e sinta-se no mundo de HARRY POTTER! 

Se você é um potterhead e é alucinado pela saga do bruxinho mais famoso da história, você com certeza já sentiu vontade de experimentar a Cerveja Amanteigada. Imaginem: entramos nos Três Vassouras, depois de um longo dia de trabalho no Ministério da Magia e pedimos aquela cerveja amanteigada deliciosa para recompensar todo o cansaço do dia! Conseguiu visualizar? Bom, antes de poder experimentar de verdade essa cerveja (sem álcool) DELÍCIA, vamos mergulhar um pouco na história por trás da história.

A Cerveja Amanteigada é citada nos livros de Harry Potter como a bebida dos bruxos, muitas vezes tomada pelo trio protagonista Harry, Rony e Hermione. J.K Rowling, a autora MARAVILHOSA da saga, criou a bebida especialmente para os livros, mas isso causou uma certa polêmica na época e nos trás o o questionamento: a cerveja tem ou não tem álcool?

BUTTERBEER: a dose de coragem líquida?

Muitos críticos sustentaram que a autora estava induzindo o consumo de bebida alcoólica para o público jovem. Mas a JK logo veio a público e rebateu: galeraaa, acorda! É uma bebida de caramelo, dãaa! Mas, mesmo assim, teve quem pegou pesado na crítica, como foi o caso da jornalista Tara Parker-Pope no artigo “Harry Potter e a Dose de Coragem Líquida” no jornal The New York Times. (Você pode ler – em inglês – aqui).

Esse talvez seja o impasse tipo se Capitu traiu Bentinho, só que de Harry Potter. Algumas passagens dos livros deixam os fãs com a pulga atrás da orelha, como esse aqui, onde o elfo doméstico Dobby conversa com Harry sobre Winky, uma outra elfo-doméstico, que andava tomando muitos copos da butterbeer:

“Winky está entornando seis garrafas por
dia agora – Dobby cochichou a Harry. – Bem, não é uma bebida muito forte – ponderou
Harry. Mas Dobby sacudiu a cabeça. – É forte para um elfo doméstico, meu
senhor. Winky soltou outro soluço. Os elfos que tinham trazido as bombas de creme
lançaram a ela um olhar de censura antes de voltarem aos seus afazeres.”

Ainda por cima, a bebida é descrita nos livros como uma bebida que esquenta de dentro para fora. Mas fica aí o questionamento: isso acontece porque ela é quente ou por que tem álcool?

Com ou sem álcool, a cerveja amanteigada do Harry Potter despertou a curiosidade dos fãs. Logo, o parque Universal Studios, em Orlando, começou a vender a iguaria (A caneca custa $8,50 e o copo custa $4,50). Uma espécie de refrigerante de caramelo em versões quente e gelada. ( OBS: a caneca que eu uso no vídeo escrito “Butterbeer” é essa do parque).

Mas não precisamos ir até lá para provar da bebida mágica! Aqui, vocês podem fazer essa receita muuuuito fácil e tê-la em casa!

Cerveja Amanteigada 

Tempo de Prep.
10 mins
Ingredientes
  • 1 xícara de chá de sorvete de creme
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 xícara de chá de açúcar mascavo
  • 1/2 xícara de chá de água
  • Canela em pó a gosto
  • 1 copo de água com gás
Instruções
  1. Derreta a manteiga no fogo e acrescente o açúcar e a canela.
  2. Quando o caramelo estiver bem cremoso, coloque a água para derretê-lo.
  3. Tire do fogo e o coloque numa caneca.
  4. Para servir, acrescente sorvete de creme e despeje a água com gás em cima. Este efeito vai deixar a cerveja espumante!  🙂

Gostaram? Façam em casa e mandem para mim as fotos depois! Ah, e se gostaram deixem nos comentários do vídeo, podem dar sugestões de receitinhas literárias também, vou adorar!

Beijos e até o próximo post!

 

Ana Laura Marins

Leave a reply
20 Fatos Literários Sobre MimComece já: o que podemos fazer para moldar nossa autoestima?

Leave Your Reply

Sobre mim

Ana Laura Marins

Oie, eu sou a Ana Laura, tenho 15 anos e criei este blog para compartilhar meus sonhos e descobrir o meu lugar no mundo. Gosto de café, dias chuvosos e sorrisos sinceros, além da minha mania incurável de contar histórias.

Translate »