Meu Teste de Personalidade: Ativista #ENFP

8 Dezembro, 2017

Alguma vez, você já se fez aquela temida pergunta do “quem eu sou?” ? Consegui responder parte dela após ler um post no blog da Bruna Vieira. Ela contou lá no Depois dos Quinze como descobriu o livro “A Book That Takes It’s Time”, e comentou sobre a importância do autoconhecimento.

De vez em quando, dá a impressão de que o mundo está girando cada vez mais rápido. Corremos tanto durante o dia, nos preocupamos com tantas coisas e esquecemos de olhar para dentro e dar um tempinho para nós mesmos.

Nesses últimos meses, essa famosa pergunta me atormentou mais do que o normal. Todas as noites, quando eu deitava a cabeça no travesseiro, uma angústia me acometia de repente ao pensar que talvez eu estivesse me perdendo de mim mesma. Que talvez eu estivesse deixando para trás algo importante.

O autoconhecimento deveria ser mais debatido em rodinhas de amigos, conversas em bares ou em um churrasco de domingo. Por que ninguém fala sobre isso? Como podemos querer que as pessoas nos entendam antes mesmo de nós fazermos isso?
Como essa questão já estava começando a me perturbar demais, o post da Bru chegou na hora certa. O Teste das 16 Personalidades foi criado com o intuito de poder classificar qualquer pessoa dentro de uma das 16 formas de personalidade, de acordo com perguntas simples de como você age em determinadas situações corriqueiras do seu cotidiano. A teoria das 16 personalidades é um modelo que busca entender as diferentes características do ser-humano.

Eles podem te classificar como introvertido ou extrovertido; intuitivo ou sensorial; razão ou sentimento; julgamento ou percepção. Como? Através de um teste aqui na internet que dura mais ou menos dez minutos.

(Entre aqui para fazer o teste em português)

Achei meu resultado bem interessante, por isso, resolvi vir aqui compartilhar um pouquinho com vocês quem eu sou. O legal é que, conforme eu lia o resultado, foi como se eu fizesse uma viagem por dentro de mim mesma. Isso me deu um pouco mais de percepção de como eu ajo e de como eu encaro determinadas situações da vida.


Sem mais delongas, a minha personalidade é ATIVISTA #ENFP , uma combinação de intuição, extroversão, sentimento e percepção. Esse perfil pertence à apenas 7% da população, e curiosamente, o mesmo do personagem Peeta Mellark, de Jogos Vorazes (tá aí porque eu sempre tive um carinho especial com o Peeta), e Willy Wonka.

(Leia mais sobre a minha personalidade aqui)

Sou mesmo muito sentimental, sonhadora e com muita mania de liberdade. De vez em quando, tenho até que me policiar para não querer ser independente demais e rejeitar ajuda, porque todo mundo precisa dela algumas vezes.

Como o teste descreveu, passo muito tempo da minha vida me perguntando qual o sentido dela, mudo de emoção MUITO rápido e sempre estou em busca do meu lugar no mundo, seja no da imaginação ou no real.

Adorei saber que, mesmo que um número bem pequeno, há pessoas como eu espalhadas por esse mundão. Consegui entender melhor que meu lado sentimental não é uma fraqueza e, ao contrário, me impulsiona a acreditar no meu coração e compartilhar com vocês através dos meus livros e do blog.

Como a Bruna falou no post dela, a descrição não é como em signos que você se encaixa em características gerais. O resultado é bem específico, me descrevendo como só alguém próximo me descreveria. Meu jeito de lidar com problemas, pessoas e até meus pensamentos mais profundos que acho que mais ninguém sabe além de mim.

Bem, acho que essa compreensão de si mesmo pode ajudar muita gente por aí. Não entendam esse teste como algo mágico que vai te mostrar os mistérios da famosa pergunta do começo do post, mas ele pode te impulsionar bastante a tentar desvenda-la, além de ter me proporcionado uma paz que estava em falta nesses últimos dias.

Façam o teste aí e me contem quem vocês são. (Se sair Ativista no de alguém, pelo amor de Deus, vem me contar!) E, lógico, não esqueçam de dizer se o resultado fez tanto sentido quanto fez para mim.

Um beijão e até o próximo post!

Ana Laura Marins

Leave a reply
Escrever é voar fora da asa – DesafioDo que é feita a nossa paz?
All comments (2)
  • Dada
    8 Dezembro, 2017 at 19:26

    Oi minha linda ....achei muito interessante esse teste e concordei com a maioria das características de minha personalidade que ele indicou .Sou Protagonista ...apenas 2% […] Read MoreOi minha linda ....achei muito interessante esse teste e concordei com a maioria das características de minha personalidade que ele indicou .Sou Protagonista ...apenas 2% da população o é. Meus parceiros são Barack Obama e Oprah Winfrey.......iuhuuuuuuu!!!!!!!👏👏👏👏😱😍😍😍😍😘 Read Less

    Reply
    • Ana Laura Marins
      @Dada
      20 Dezembro, 2017 at 11:21

      Que rarooo! Adorei saber! :)

      Reply

Leave Your Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *