Somos feitos de histórias

19 Outubro, 2017
Compartilhe nas redes sociais

Os cientistas dizem que somos feitos de átomos, mas um passarinho me diz que somos feitos de histórias.

~Eduardo Galeano

Hoje é quinta-feira, e não posso negar que acordei meio deprê. Estava cansada, com olheiras e uma dor de cabeça alucinante, além de ter que aguentar mais alguns sorrisos falsos de toda manhã. Me perguntava também como eu correria contra o tempo para estudar para QUATRO provas de amanhã, incluindo química. Com suas células, átomos e um monte de coisa que eu teria que relembrar só hoje. Concluindo: eu estava uma pilha.

Só que, para a minha sorte, eu tinha aula de redação, e sabia que, depois dela, tudo pareceria mais bonito e faria sentido. Essas aulas têm esse efeito em mim: me relaxam. Minha professora é uma das pessoas que eu mais admiro nesse mundo, as aulas são um tempinho de paz. Eu amo quintas-feiras.

Por um motivo inexplicável, o tópico “tempo” surgiu nos nossos devaneios dessa tarde. Acompanhadas de um delicioso suco de uva natural adoçado com açaí, divagamos sobre como “vencer” o tempo e se tomar Toddynho de manhã seria o segredo da felicidade. Como podem ver, dois assuntos importantíssimos e que deveriam ser tratados em conversas com mais frequência.

Ao final disso tudo, chegamos a uma conclusão de como escapulir desse “monstro” escravizador que é o tempo: histórias. Tão somente a pura arte de contar boas histórias e recebê-las. Se deliciar com cada momento de bravura, chorar cada morte, vivenciar na pele do herói todos os desafios sem nem ao menos sair do sofá.

Krishna, Jesus, Buda… Todos eles passavam seus ensinamentos através de histórias, ou eles mesmos são histórias. Que diferença faz? Lázaro continua ressuscitado, Apolo continua a encantar até mesmo as pedras com sua harpa. Perséfone continua presa no submundo por meio ano, e todos eles vivem em um lugar nada menos que real: nossa alma, nosso coração e nossa vida.

O sol brilha essa tarde, as folhas balançam ao toque do vento e tenho certeza que os mitos trazem a preciosa libertação do finito para a imensidão da infinidade. A necessidade quase animalesca de saciar a alma com histórias, se preencher com cada mito e sentir-se herói da própria jornada: isso é estar vivo.

A aula de química me vem à cabeça. Um certo professor me afirmou que todos somos feitos de átomos e, exatamente por esse motivo, não me preocupo com a prova de amanhã.

Afinal, se me perguntarem nesse teste do que nós somos feitos, eu responderei que somos feitos de histórias. Depois eu vou apagar e vou escrever átomos, porque é isso que a ciência espera que eu responda.

Ahhh, a ciência… Tão maravilhosa e tão tola.

Ana Laura Marins

Post sugerido: Para 2018, eu desejo…

Leave a reply
Para 2018, eu desejo…Marcadores preferidos da minha coleção
All comments (4)
  • Elisângela
    19 Outubro, 2017 at 23:03

    Eu amei, ler isso me trouxe uma paz estranha e muito boa, me vi fora de casa andando em um jardim cheio de flores e […] Read MoreEu amei, ler isso me trouxe uma paz estranha e muito boa, me vi fora de casa andando em um jardim cheio de flores e cores, eu consegui sentir o que escreveu, eu amo ler e escrever, o que você faz é maravilhoso, valeu a pena cada palavra lida aqui, muito bem organizada, genial, te admiro moço, o que você escreve é fantástico, assim como você. Excelente noite. Read Less

    Reply
    • Ana Laura Marins
      @Elisângela
      19 Outubro, 2017 at 23:23

      Ahhh muito obrigada! Fico feliz em saber que ajudei dessa forma, significa muito para mim. Adorei saber que você é minha colega de escrita hahahaha, […] Read MoreAhhh muito obrigada! Fico feliz em saber que ajudei dessa forma, significa muito para mim. Adorei saber que você é minha colega de escrita hahahaha, e também uma apreciadora de histórias. Um beijão! :) Read Less

      Reply
  • Dada
    19 Outubro, 2017 at 23:26

    Minha amada ....você me encanta !!!!! É muito gratificante saber que uma boa parte de suas celulinhas vieram de mim !!!! E também somos as duas […] Read MoreMinha amada ....você me encanta !!!!! É muito gratificante saber que uma boa parte de suas celulinhas vieram de mim !!!! E também somos as duas feitas de histórias .....”dia do netoooooo!!!!!” Eu te amo e admiro !!!!!!😘😘😘😘😘🌹🌹🌹🌹 Read Less

    Reply
  • viviane_angela
    21 Outubro, 2017 at 13:06

    Mais um texto maravilhoso. Que Deus te abençoe muitoooo. Ameiiiii

    Reply

Leave Your Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sobre mim

Ana Laura Marins

Oie, eu sou a Ana Laura, tenho 15 anos e criei este blog para compartilhar meus sonhos e descobrir o meu lugar no mundo. Gosto de café, dias chuvosos e sorrisos sinceros, além da minha mania incurável de contar histórias.

Translate »