Como estudar e ainda ter tempo para escrever?

25 Agosto, 2017

Provas, trabalhos, mais provas, seminários, já disse provas? Ah, e ainda você tem que arrumar tempo para escrever. Assustador? Nem tanto.

Oi oi amores! Tudo certinho? Hoje eu vim aqui falar com vocês sobre um assunto que andam me perguntando muito. Pelo que eu percebi, mais pessoas do que eu imaginava têm a dúvida constante de como conciliar essa vida louca de escola e a vida na escrita. Calma, não se descabele. Eu vim para ajudar!

Já adianto que não é fácil, mas com muuuita força de vontade, dá tempo de fazer tudo e ainda sobra. Então chega de enrolação e vamos para as dicas que eu separei!

  1. Escreva em curtos períodos de tempo.

Durante a correria de estudar e fazer outras tarefas no decorrer do dia, dificilmente você terá tempo para sentar duas horas seguidas no computador e escrever sem parar. Normalmente, é aquela meia hora livre que sobra mesmo, e aposto que você fica com preguiça de ligar o computador, ou o tempo é pouco, ou não compensa. Sai dessa. Isso é treino, e você deve treinar escrever nesses curtos períodos de tempo, em horas quebradas. Isso auxilia que você pense cada vez mais rápido, seja mais produtivo e, quando perceber, já escreveu um montão ao fim do dia.

  1. Entenda a escrita como algo tão necessário quanto estudar.

Às vezes bate aquela preguiça de, depois de fazer todas as obrigações escolares, ir escrever. É normal, de vez em quando a ideia de pular no sofá e tirar um cochilo é muito mais interessante. Não faça isso. Coloque na sua cabeça que escrever deve ser algo praticado diariamente, como se estudasse para uma matéria de escola. Lógico, podemos descansar vez ou outra, mas não nos acomodar.

  1. Saiba do seu limite.

Também não adianta atropelar as coisas, porque no fim você se esgota e não faz nada direito. Vá ao seu tempo, e apenas no seu.  Também não dá para deixar as obrigações da escola de lado, e alguns dias, você vai produzir menos. Conviva com isso e aprenda a não se cobrar tanto. Um dia de cada vez.

  1. Leve um caderno para a escola.

Posso dizer que a minha mini agenda se tornou minha melhor amiga esse ano. Muitas vezes, tive ideias para ótimos textos (a maioria que posto aqui surgiu na escola hahahaha). Não que você não vá prestar atenção na aula, ou deixar de falar com seus amigos. Isso não vale só para a escola, ando com meu caderno para todos os cantos.

Na escola, você está cercado de gente que você gosta, conversa sobre as coisas mais aleatórias e é uma fonte de inspiração sem fim. Uma, com certeza, vai surgir em algum momento. Pegue a agenda imediatamente e anote palavras chaves para o texto. Quando voltar para casa, o processo criativo flui melhor, porque você já sabe sobre o que vai escrever. Depois, é só botar a mão na massa.

  1. Baixe aplicativos para te lembrar das tarefas.

Eu, particularmente, sou muito esquecida (meus amigos que o digam hahaha), e acho que todos os escritores são um pouco. Ficamos tão entretidos no nosso próprio mundinho e esquecemos do mundo real.

Às vezes, começo a escrever à tarde e não vejo a hora passar, e acabo por esquecer de fazer uma tarefa aqui ou ali. Depois, se quiserem, posso fazer um post só sobre isso, mas tenho diversos aplicativos que me lembram ao fim do dia as tarefas para o dia seguinte. O meu favorito é o MyHomework. Ele já me salvou várias vezes, quando interrompi a escrita para ir fazer as lições de casa. Ufa.

  1. Deixe tudo a postos para o próximo dia.

Isso varia de pessoa para pessoa, da hora que você estuda, onde escreve… Eu estudo de manhã, por exemplo. Depois de escrever a tarde, deixo tudo arrumado e na mão para quando eu voltar no dia seguinte, para não dar preguiça de pegar tudo e começar a escrever.

Isso também varia. Eu escrevo em computador, mas gosto de ter um caderno ao lado, meu calendário, minhas canetas. Se deixar tudo espalhado, provavelmente no dia seguinte vai dar muito trabalho para arrumar tudo de novo, e a animação de escrever vai embora, sem contar que você perde tempo. Deixe tudo arrumado quando acabar, isso facilita muito as coisas. E isso nos leva para a próxima dica, que é:

  1. Mantenha um lugar fixo para escrever e outro para estudar.

É lógico que, se você está estudando e vir as anotações que fez no outro dia ali do lado na mesa, ou o computador prontinho para ser usado, ficará tentado a largar o estudo para escrever. Tenha um lugar para estudo e outro para a escrita, assim nada fica bagunçado e você faz tudo no tempo certo, com concentração e sem distrações.

Deixando bem claro que isso é o que funciona comigo, é como me organizo para conseguir escrever e, ao mesmo tempo, ir bem na escola. Confesso que tenho vontade de escrever o dia inteiro às vezes e esquecer a mochila em um canto do quarto, mas também temos que ter noção dos nossos deveres.

Sorte não existe, tá gente? Ninguém tem um vira-tempo (mas bem que eu queria hahaha) para dar conta de todas as obrigações, e ninguém consegue nada facilmente. De vez em quando você tem que sair da zona de conforto e suar a camisa um pouco.

A questão é que essas são dicas para te auxiliar, mas a verdade é que você tem que se desdobrar para dar conta de tudo. É difícil, exige esforço e paciência. Agradeça por não ser fácil, o fácil é entediante.

Sempre vão te cobrar muito, na faculdade, na escola, no trabalho… Seremos cobrados a vida toda, e o essencial é treinar para não abandonar o que você ama fazer pela “falta de tempo”.

Gente, essas foram minhas dicas e espero que tenha ajudado. Podem me procurar nas redes sociais (vou deixar aqui embaixo) se tiverem alguma dúvida. Vou ficar feliz em responder!

Continuem escrevendo, tomando muito café como bons escritores e estudando, óbvio!

Um beijão e até o próximo post!

Ana Laura Marins

 

Insta: meufazdeconta_  ou  analaura_marins

Snap: analaura_marins

Face: Meufazdeconta

Leave a reply
Os planos que a gente fazO mundo não precisa do seu livro?
All comments (4)
  • viviane_angela
    26 Agosto, 2017 at 0:31

    Vc é demais gatona! Parabéns!

    Reply
  • Dada
    26 Agosto, 2017 at 12:47

    Minha linda ....quero ser como você quando eu renascer...kkkkkkk Como sempre um texto perfeito ... claro e muito inspirador . As suas dicas são utilíssimas ,não só […] Read MoreMinha linda ....quero ser como você quando eu renascer...kkkkkkk Como sempre um texto perfeito ... claro e muito inspirador . As suas dicas são utilíssimas ,não só para quem quer escrever mas para tudo que precisamos organizar e ter tempo para fazer !!!! Parabéns ....me orgulho muito de vc ...Te amo ....❤️❤️❤️😘 Read Less

    Reply
  • Ana Laura Marins
    26 Agosto, 2017 at 15:00

    Obrigada Dada! Te amoo! :)

    Reply

Leave Your Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *