Quero ser escritor. E agora?

8 Agosto, 2017

oioioi

Oi oi amores! Tudo certinho? Hoje o post é pra você, que quer escrever mas algo te impede sempre de começar (ou continuar). As perguntas mais frequentes que me fazem tem a ver com esse assunto. Então, resolvi escrever um post de uma vez para resolver essa história. Senta no sofá, prepara um café e relaxa, porque eu estou aqui para te ajudar. :)

Primeiro de tudo, tenha em mente que isso não é um problema só seu. Todos os escritores sofrem desse mal, não se sinta deslocado ou diferente por esse motivo. Às vezes, dá a impressão que os grandes escritores trabalham incessantemente e o livro sai assim de primeira, do jeitinho que a gente pega na prateleira. Não se engane. Eles têm os mesmos problemas que você e eu. Aqui vão algumas dicas:

    1.Não exija a perfeição

É difícil, eu sei, mas talvez seja isso que te impeça de escrever. Já dizia Margaret Atwood, “Se eu esperasse a perfeição, eu nunca teria escrito uma palavra.” Ser autocrítico é importante na hora de revisar os textos, mas tente manter esse seu lado o mais distante possível na parte da criação. Ele só vai te atrapalhar.

A questão é que todos somos assim. Inseguros, uns mais, outros menos, mas todos são. A sacada é aprender ignorar a vozinha na sua cabeça que sussurra que seu trabalho está péssimo, ninguém vai querer ler ou que está ridículo. Ouça a história e deixe que ela se conte. Aprenda a ignorar a si mesmo.

  1. Escreva para você.

Se os outros vão gostar ou não é consequência. Pare um pouco e pense qual o motivo de querer escrever. Você sabe que é um escritor quando você não “quer” escrever, você simplesmente “precisa”. Escreva unicamente para você, ser lido vem com o tempo.

  1. Não espere a inspiração bater à porta

Esse papo de inspiração é conversa para boi dormir. Escrever gera inspiração, e não o contrário. Nunca vai começar nem uma poesia sequer se esperar a inspiração dar o start. Você precisa ser disciplinado, o que vai nos levar para a próxima dica, que é:

  1. Mantenha a organização

Tenha uma meta e um cronograma. Isso não é especificamente uma regra, até porque você vai descobrir seu processo criativo próprio, mas isso é o que funciona comigo. Fugir o menos possível do cronograma dá disciplina e comprometimento com o trabalho. Isso torna a rotina de escrita cada vez mais comum e fácil de levar.

  1. Admire, não copie

Isso é um erro comum do escritor iniciante. Ter aquele escritor que é sua referência e que você ama de paixão, e quase inconscientemente você começa a copia-lo. Eu já passei por isso, mas você tem que saber superar essa etapa.

Você só gosta do livro dele justamente porque ele teve autonomia na escrita. Você pode até ter uma grande ideia, mas vai matá-la se tentar soar como seu grande mestre literário. Seja você mesmo, é isso que torna seu texto original.

  1. Descubra seu horário produtivo

Todos temos um horário que nos favorece em qualquer atividade. Você vai descobrir o seu com um tempinho. Alguns autores são mais produtivos de madrugada, outros, de tarde. Eu, por exemplo, adoro as manhãs. Isso pode parecer algo bobo, mas é eficaz. Não entenda errado!  Você tem que treinar escrever no horário que sobrar para essa tarefa.

  1. Tenha tempo

“Não tenho tempo para escrever” é uma desculpa comum. Se não tem, arranje. No fim, quem quer consegue, basta ter comprometimento. Ter tempo para escrever é o básico para fazer seu trabalho fluir e ter continuidade.

Em vez de chegar em casa no fim do dia e ir direto para a televisão, se esforce para escrever no mínimo uma página.  Vai ver que logo se acostuma com a rotina, e as outras tarefas banais se tornam dispensáveis.

  1. Se informe sobre o que quer escrever

Se quer escrever uma fantasia, leia livros de fantasia. Se quer escrever um romance água com açúcar, leia livros desse estilo. Procure estar ativo e saber das novidades do seu nicho, do que acontece no mundo da literatura e sempre procurar melhorar.

  1. Aceite as críticas

É difícil ser criticado, mas é necessário. É claro, saber distinguir o que é construtivo e o que não é, é essencial. Mas não tenha medo de ser criticado, porque você vai ser. Escrever é correr riscos, e esse é um deles. Não pare de escrever simplesmente porque alguém vai falar que está ruim. Lembre-se que sua escrita é para você, e tente melhorar escutando os conselhos dos outros.

  1. Escreva para ser feliz

Esse nem precisava explicar, né amores? 😉 Escrever deve ser algo que te faça sentir vivo e traga sentido a sua vida. Escreva com o coração e passe para o papel tudo o que sente, em cada momento da sua vida. Deve ser algo que sabe que não consegue viver sem, porque isso é o que o torna quem é.

Enfim, todos os escritores tem fases. O bom é que a gente se entende, né? Hahaha. Cada louco com o seu bando. O importante é ter fé em você e acreditar no seu sonho. Feche esse post imediatamente e retome aquele livro esquecido na gaveta, ou comece aquele que está adiando há um tempão. Mas faça agora.

Espero que eu tenha ajudado. Comentem o que acharam e, se tiverem mais alguma dúvida, me procurem no insta (analaura_marins) que eu vou ter um enorme prazer em responder!

 

Um beijo e até o próximo post!

 

 

Ana Laura S. Marins

Leave a reply
Lista – O dia perfeitoAuto-retrato aos 14 anos
All comments (10)
  • Dada
    8 Agosto, 2017 at 22:31

    Muito orgulho de você meu amor . Você está no rumo certo de ser uma grande pessoa...tudo o que sabemos só tem valor se for […] Read MoreMuito orgulho de você meu amor . Você está no rumo certo de ser uma grande pessoa...tudo o que sabemos só tem valor se for compartilhado .Esse é o perfil de um educador ...que o escritor também o é !!!!!!Te amo !!!!!👏👏👏😍😍😍😘😘😘❤️❤️❤️🦋🦋🦋 Read Less

    Reply
    • Ana Laura Marins
      @Dada
      8 Agosto, 2017 at 23:52

      Obrigada Dada! Te amo! :)

      Reply
  • viviane_angela
    9 Agosto, 2017 at 15:37

    "Escreva para ser feliz" Agora sei porque seus olhos brilham quando escreve algo ou lê algo que amou de paixão. V

    Reply
  • viviane_angela
    9 Agosto, 2017 at 15:38

    Vejo a felicidade estampada em seu rosto. Parabéns mais uma vez, pois além de escrever maravilhosamente, ainda ajuda quem quer começar. Beijão

    Reply
  • Evelyn Santos
    16 Agosto, 2017 at 3:06

    😍🎁📚

    Reply
  • Dani Brandão
    16 Agosto, 2017 at 13:08

    Ei, Ana Laura, adorei suas dicas! Parabéns por esse espaço lindo aqui e pela sua dedicação à escrita. Que cada vez mais, você coloque o […] Read MoreEi, Ana Laura, adorei suas dicas! Parabéns por esse espaço lindo aqui e pela sua dedicação à escrita. Que cada vez mais, você coloque o seu talento no mundo e inspire outras pessoas a fazerem o mesmo. Beijos, Dani Read Less

    Reply
    • Ana Laura Marins
      @Dani Brandão
      19 Agosto, 2017 at 17:15

      Obrigada! Significa muito para mim. Beijos! :)

      Reply
  • Vislei Gonçalves
    6 Setembro, 2017 at 5:24

    "Não exija a perfeição". Apesar de ser perfeccionista tenho apreendido isso, "Feito é melhor que o imperfeito não feito" Gabriel Goffi. "Se informe sobre o […] Read More"Não exija a perfeição". Apesar de ser perfeccionista tenho apreendido isso, "Feito é melhor que o imperfeito não feito" Gabriel Goffi. "Se informe sobre o que quer escrever". Estou fazendo isso estando aqui. Começou a me seguir (ainda uso essa expressão com estranheza) hoje no Twitter. Não entro com muita frequência lá, mas recebi notificação em meu E-mail. Daí vi uma foto legal, livros no contexto, acabei parando aqui, me identifiquei com a ideia do site. E faz parte dos meus sites frequentados para pesquisa e inspiração (conversa pra boi dormir) pra que eu possa voltar a escrever no meu blog e crie os meus demais conteúdos online. Um grande abraço, valeu!!! Read Less

    Reply
    • Ana Laura Marins
      @Vislei Gonçalves
      6 Setembro, 2017 at 13:17

      Fiquei feliz que ajudei! Também sofro com o mal do perfeccionismo, mas luto todos os dias contra isso hahaha. Quando voltar a escrever lá, vou […] Read MoreFiquei feliz que ajudei! Também sofro com o mal do perfeccionismo, mas luto todos os dias contra isso hahaha. Quando voltar a escrever lá, vou acompanhar ;) Obrigada pela visita! Read Less

      Reply

Leave Your Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *