Eu escolhi seguir minha bússola

17 Julho, 2017

bussola

Clarice Lispector escreveu “Não nasci para corresponder expectativas, mas para ser feliz”. Só que às vezes a bússola que carregamos no coração falha um pouco, e temos que seguir os instintos para descobrir pra que lado fica essa tal felicidade.

O fato é que tem sempre um monte de gente no seu caminho para te fazer desistir. Querem quebrar a sua bússola e te dizer o que te fará feliz de verdade. Essa espécie curiosa relaciona o seu sucesso ao próprio fracasso, mesmo que as duas coisas não tenham a mínima ligação. Parecem se incomodar em nos ver sonhar.

Mas não direciono esse texto a eles. Esse texto é sobre nós  que seguimos mesmo no escuro, aguentamos todas as palavras maldosas e recolhemos cada caquinho da bússola quebrada. Nós que a consertamos o quanto for preciso e montamos nossa própria jornada rumo ao futuro.

—Você é sonhador demais.

Sempre vão falar. Otimista demais, feio demais, lento demais. Você é velho demais para fazer isso, ou mesmo novo demais para aquilo. Tem muita fé, tem que pôr os pés no chão. Alguém avise a essas pessoas que sonhar e ter fé nunca é demais, isso é o que nos faz persistir.

Nos contaram que não éramos o suficiente a vida toda, mas ignoramos os cochichos no corredor. Disseram também que nunca chegaríamos naquele lugar e, quando chegamos, duraria pouco. Enquanto falavam, nós trabalhávamos duro e passávamos madrugadas em claro para cada segundo valer a pena. Sim, nós honramos nosso posto. Não tínhamos tempo para dar atenção ao que pensavam de nós.

Palavras têm poder, eu sei bem disso. Mas só se deixarmos que nos afetem. Se te chamam de esquisito e você aceita, acreditará que é esquisito. Então, quando te chamarem de incapaz, não ligue. Ignorar vai fazer bem para você e te tornar imune a qualquer rótulo que insistirem em lhe atribuir.

Os que não viram sentido nesse texto já posso denominar “quebradores de bússolas”. Eles que sempre colocaram excesso nos nossos sonhos, quando na verdade, eles que tinham excesso na comodidade. A raiva a nós direcionada era, na realidade, deles mesmos.

So, keep going baby. Você não foi feito para cumprir as expectativas de ninguém a não ser as suas. Curiosamente, a vida tende a admirar isso e recompensar. Falhe, mas com estilo. Erga a cabeça e mostre para todos que você não está para brincadeira, e que algumas quedas não são suficientes para te fazer desistir.

E a vocês, cochichadores de plantão, só tenho uma coisa a dizer: entre no Google, jogue terapeuta + a sua rua e vai viver. Em algum momento você vai perceber que sua vida se resume a criticar a dos outros e, enquanto os que você criticou saíram do lugar, você ficou estacionado.

Não respondam a essas pessoas, o tempo já está encarregado desse papel. Vai chegar uma hora em que eles vão te olhar com respeito, ou não. Que diferença faz? Só acredite com todas as forças no seu sonho, trabalhe duro e siga a bússola. Ela vai travar vez ou outra mas você chega lá. Sempre chega.

 

Ana Laura S. Marins

 

 

 

Leave a reply
A menina que colecionava borboletas – Bruna VieiraVocê tem um sonho impossível?
All comments (14)
  • Leandro
    17 Julho, 2017 at 19:29

    Laura adorei esse texto exelente fico impressionado vc tão nova com uma visão tão profunda da natureza humana. Mais uma vez parabéns seu caminho está […] Read MoreLaura adorei esse texto exelente fico impressionado vc tão nova com uma visão tão profunda da natureza humana. Mais uma vez parabéns seu caminho está correto sua bússola está perfeita. Read Less

    Reply
  • viviane_angela
    17 Julho, 2017 at 20:50

    Ai Ana Laura assim você acaba com o nosso coração! Mais uma vez parabéns por passar em poucas palavras tudo o que se passa em […] Read MoreAi Ana Laura assim você acaba com o nosso coração! Mais uma vez parabéns por passar em poucas palavras tudo o que se passa em nosso coração! Read Less

    Reply
  • Erica
    17 Julho, 2017 at 23:50

    Profundo e verdadeiro.... quebrando paradigmas, usando a lei da atração e do Universo a nosso favor. Colapsar a função de onda sempre no positivismo, que […] Read MoreProfundo e verdadeiro.... quebrando paradigmas, usando a lei da atração e do Universo a nosso favor. Colapsar a função de onda sempre no positivismo, que sempre será reforçado através dos nossos sonhos. Magnifico texto! 😉 Read Less

    Reply
    • Ana Laura Marins
      @Erica
      18 Julho, 2017 at 15:06

      Obrigada! Fico feliz que consegui passar essa mensagem. :)

      Reply
  • Luciano
    18 Julho, 2017 at 12:13

    Parabéns afilhada querida, texto lindo e profundo, tenho muito orgulho de você. ..

    Reply
    • Ana Laura Marins
      @Luciano
      18 Julho, 2017 at 15:07

      Obrigada tio! Te amo. ;)

      Reply
  • Evelyn Santos
    19 Julho, 2017 at 20:15

    Laura...parabens ótimo texto ; estou surpreendida com a sua maturidade para se expressar é impressionante a sua clareza de ideias com tão pouca idade.

    Reply
    • Ana Laura Marins
      @Evelyn Santos
      9 Agosto, 2017 at 0:03

      Obrigada! Fico feliz que gostou, continue me acompanhando. :)

      Reply
  • Cibele
    22 Julho, 2017 at 16:28

    Parabéns... Lindas palavras

    Reply

Leave Your Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *