Um Futuro Presente

22 Abril, 2016
Compartilhe nas redes sociais

Sempre tive a mania de me imaginar no futuro. O que eu estaria fazendo, minha profissão, família e como estaria a minha vida em geral. As pessoas podem dizer que isso é bom, que quem se imagina no futuro tem objetivos.

Outro dia, vi uma reportagem que me chamou a atenção: uma menina que passou em sete faculdades de medicina. Fiquei muito curiosa para saber como ela havia conseguido tal proeza, afinal, isso é uma coisa muito difícil de acontecer..

Em sua entrevista, a garota contou como era sua vida. Sua mãe sempre a cobrara acordar cedo, pois dizia  ser necessário para que ela aproveitasse o dia. Ia para a escola, estudava cinco horas em sala de aula. Voltava para casa, continuava o estudo e só parava para comer. A noite, nada de descanso até às nove. Estudo, estudo e mais estudo.

O repórter, muito abismado, lhe perguntou quando ela tinha tempo de fazer as coisas de que gostava e aproveitar a vida. Ela, muito naturalmente, disse que sua vida era estudo, precisava disso pois se não estudasse não passaria em todas as faculdades, não se formaria na escola ou na faculdade. Não seria uma boa profissional e, sem um bom emprego, sua aposentadoria seria ruim e precária. Sem o estudo ela não saberia lidar com pacientes e sua vida seria um fracasso, nas palavras dela.

Agora eu penso: sim, isso tudo é importante, mas essa garota passou tanto tempo entre quatro paredes e um livro, sua única realidade sendo o pensamento dela no futuro, que não viu o mundo passar por ela. Não viveu sua vida no presente, vivia o presente presa ao futuro.

presente-pasado-futuro

Sou uma pessoa muito atarefada, que preza o estudo e que quer prestar medicina, mas não essa pessoa presa e encabulada. Toco piano, danço, giro pelas pontas dos pés pelo palco, como se estivesse voando. Claro, escrevo, onde minha imaginação pode me levar longe, muito longe… Eu amo o que faço.

Acredito que eu aproveito a vida do jeito que tem que ser. Risadas por motivo nenhum com minhas amigas, sair para fazer nada no shopping, brincadeiras para lá de malucas e enfim, eu não pediria melhor.

Mas agora volto à questão, pensar tanto no futuro nos rouba o presente? Enquanto imaginamos quem seremos, perdemos quem somos hoje. Enquanto imaginamos onde estaremos, lindos lugares nos passam despercebidos.

Acho importante pensar no futuro, mas não demais. A vida tem esse lado, se encarrega de que o futuro chegue na hora certa. Para que apressa-lo então?

Será que ao passar os anos, lerei essa crônica e concordarei? Ah! Eu com essa mania chata de novo! Acho que agora vou parar de discutir tanto se é certo ou não pensar no futuro e vou ali na esquina comprar um sorvete…

Leave a reply
A Rainha Vermelha – Victoria AveyardCoração de Tinta – Cornelia Funke
All comments (4)
  • Marisa (Dada)
    22 Abril, 2016 at 22:17

    Essa é a minha neta !!! Pensar no futuro sem deixar de aproveitar o presente!!!! Linda mensagem !!!!! Bjs 😍😍😍😍😍😍😍

    Reply
  • Viviane Angéla
    25 Abril, 2016 at 20:03

    Adorei a mensagem Laura, acho que você está certíssima em viver o presente e aproveitar a vida com saúde e sabedoria. Viva sim o presente […] Read MoreAdorei a mensagem Laura, acho que você está certíssima em viver o presente e aproveitar a vida com saúde e sabedoria. Viva sim o presente e nunca deixe de planejar o seu brilhante futuro. Bjs Read Less

    Reply
  • Cibele Ap Payao Dionizio
    23 Novembro, 2016 at 18:35

    Concordo que temos que pensar no futuro sim, mais nunca esquecer o presente. Viver o hoje, o agora.....

    Reply

Leave Your Reply

Sobre mim

Ana Laura Marins

Oie, eu sou a Ana Laura, tenho 15 anos e criei este blog para compartilhar meus sonhos e descobrir o meu lugar no mundo. Gosto de café, dias chuvosos e sorrisos sinceros, além da minha mania incurável de contar histórias.

Translate »